Iniciar uma nova conversa

Esta postagem tem mais de 5 anos

Solved!

Ir para Solução

8488

30 de junho de 2014 18:00

Problemas com a placa de vídeo AMD Radeon R9 270 (XPS 8700)

Olá,

ganhei há menos de um mês um modelo desktop Dell XPS 8700 e tenho tido alguns problemas com a placa de vídeo inclusa (AMD Radeon R9 270 2GB GDDR5).
Em geral, a placa funciona bem com a maioria dos jogos que testei. Uso o programa MSI Afterburner para controlar a velocidade do cooler interno da placa e monitorar as temperaturas. A configuração padrão era muito fraca e causava superaquecimento (o monitor travava em uma tela preta preenchida por listras depois de 5-10 minutos de início do jogo).

No entanto, tenho tido alguns problemas com alguns jogos mais pesados, em principal "Metro: Last Light". O jogo roda perfeitamente, mas causa desligamento repentino da máquina (monitor travado em uma tela preta com listras) depois de 10-20 minutos de jogo. Estranhamente, descobri que reduzindo o Core Clock da placa para 875MHz (a config. padrão é 925MHz) e colocando a velocidade do cooler para 70-80%, consigo jogar por quase 2 horas seguidas sem problemas (com temperatura média da GPU de 68 graus e CPU abaixo de 65 graus). Também tive esse problema com o jogo Max Payne 3, embora esse não tenha requerido alteração do Core Clock.

Seria esse: 1) um problema de superaquecimento; 2) uma limitação de desempenho da própria placa de vídeo; 3) um possível defeito do meu componente; 4) simples incompatibilidade com os jogos citados? É recomendável/necessário adquirir um cooler externo para a placa de vídeo para estabilizar seu desempenho e evitar desgastes?

Já realizei um diagnóstico ePSA completo e atualizei todos os drivers. Também realizei alguns benchmarks e stress tests (como FurMark), que não indicaram problemas.

Sou meio leigo quanto à parte técnica de computadores e peço desculpas se não fui claro quanto às informações. Agradeço desde já!

6 Mensagens

2 de julho de 2014 11:00

Olá, Marlon J
Cheguei a uma configuração do Metro: Last Light que parece não estar causando mais crashes mesmo depois de algumas horas ligado, com boa relação de desempenho/apresentação. É bem possível que a fonte possa mesmo ser a causa do problema, mas, como disse, meu único receio desde o início era que os crashes fossem um indicativo de algo mais sério com a máquina, o que parece não ser o caso depois de todos os testes.


Testarei outros jogos e, havendo um novo problema, volto a comunicar pelo fórum.

Agradeço em muito pelo suporte!

Moderator

 • 

6.1K Mensagens

1 de julho de 2014 08:00

Rmiyazaki,

Acredito que problema físico não seja o caso. Podemos identificar o tipo de problema que está ocorrendo olhando no registro que o próprio Windows mantém do seu sistema.

Você pode validar utilizando o Monitor de Confiabilidade, assim como o Visualizador de Eventos para identificar o tipo de evento registrado com o desligamento da sua máquina quanto ele ocorre.

Consegue validar estas informações?

6 Mensagens

1 de julho de 2014 11:00

No monitor de confiabilidade, a lista de erros críticos indica vários registros de Erro de Hardware com os seguintes detalhes técnicos:

Nome de Evento de Problema:    LiveKernelEvent
Código:    141
Parâmetro 1:    ffffe001d2922010
Parâmetro 2:    fffff8010da1cdac
Parâmetro 3:    0
Parâmetro 4:    0
Versão do SO:    6_3_9600
Service Pack:    0_0
Produto:    256_1
Versão do sistema operacional:    6.3.9600.2.0.0.256.48
Identificação da Localidade:    1046

(Parâmetros 1 e 2 variam de evento para evento)

Na lista de "Avisos" há inúmeras instâncias de "Reconfiguração de aplicativo malsucedida" para o programa NVIDIA PhysX.

Moderator

 • 

6.1K Mensagens

1 de julho de 2014 12:00

Estranho, pois a placa de vídeo que você possui é da AMD, e não da nVidia.

Você pode validar se há algum aplicativo relacionado à nVidia ou PhysX instalados no equipamento, e se houver remover?

6 Mensagens

1 de julho de 2014 12:00

Desculpe pelo duplo post, mas não sei se mencionei: o erro em si não causa desligamento forçado da máquina, mas deixa a tela toda preta, o áudio que estava sendo tocado trava em loop infinito. Não é possível fazer mais nada, a não ser desligar e religar pelo gabinete do PC. Das várias vezes que ocorreu a pane, em apenas uma delas o programa simplesmente fechou e permitiu que o Windows continuasse em execução.


Acabei de rodar Metro: Last Light agora e o jogo causou essa pane depois de 5 minutos. Notei que no monitor de confiabilidade não ficou registrado agora nenhum dos Erros de Hardware que mencionei acima, somente o evento do desligamento forçado.

6 Mensagens

1 de julho de 2014 15:00

De fato, o PhysX estava instalado na minha máquina (o Steam instala automaticamente), mas já desinstalei e mesmo assim o problema persiste. Notei que os crashes com Metro: Last Light parecem seguir os seguintes padrões:

1 - Ocorrem de 10 a 15 minutos depois do início do jogo com a GPU na configuração padrão (Core Clock: 925MHz / Memory Clock: 1400 MHz). No entanto, fazer um pequeno overclock do Core para 950 MHz aumenta em muito a estabilidade. Nessa configuração consegui jogar por 1 hora e 50 minutos até ocorrer o crash (o mesmo ocorre com Max Payne 3, mas esse outro jogo é bem mais estável mesmo na configuração padrão de GPU). Fazer um pequeno underclock do Core para 875-880 MHz também parece aumentar a estabilidade.


2 - Parecem ser afetados pela temperatura, mas esse não é o fator principal. Reduzir em 4-5 graus a temperatura média aumentou em 30 minutos o período sem ocorrência de crashes. O problema é que é preciso colocar o cooler interno da placa em velocidade bastante alta (70-80%) e receio que isso reduza a vida útil do componente, além de ser bastante ruidoso.


3 - Dependem em muito das configurações gráficas do jogo. Os crashes acontecem quando a GPU é colocada sobre pressão. Até agora não tive problemas com jogos mais leves ou com configurações gráficas mais leves (uma exceção foi Metro 2033, que é um jogo bem pesado mesmo sendo um pouco mais antigo, que não causou problemas).

Me parece ser um problema de instabilidade da placa ou incompatibilidade com os jogos citados.

Moderator

 • 

6.1K Mensagens

2 de julho de 2014 05:00

E a lógica acabou de deixar este tópico :(

O mais estranho é que o Metro 2033 não temos nenhum problema, apesar de ter os gráficos um pouco mais pesados, e nem com o Furmark teve problemas, que poderia até torrar a placa.

Podemos considerar a hipótese de um problema termal, que seria o mais fácil de ser identificado. Você consegue monitorar a temperatura do equipamento como um todo? Até mesmo o HWMonitor pode efetuar este monitoramento.

Acredito que o ideal é irmos isolando problemas. Sabemos que não é um problema de drivers ou físico, caso contrário ocorreria em qualquer aplicação/jogo certo?

Vamos eliminar ou validar o aquecimento?

Após, podemos seguir isolando o processador com este aplicativo: https://downloadcenter.intel.com/Detail_Desc.aspx?lang=por&DwnldID=19792

6 Mensagens

2 de julho de 2014 07:00

Resolvi deixar o Metro 2033 rodando a noite inteira em configurações máximas para eliminar a possibilidade de superaquecimento. Com está configuração, a GPU fica em torno de 69 graus. Não ocorreu problema algum.

Monitorei o Metro Last Light (com alt+tab para o HWMonitor) em duas situações distintas: 1) com gráficos no high e SSAO 0.5x e 2) com gráficos no ultra high e SSAO off. Não notei grandes diferenças nas marcações de temperatura dos componentes. Eu também uso as marcações em tempo real do MSI Afterburner para verificar as temperaturas da GPU e CPU. Nada fora do normal (as temperaturas são até um pouco abaixo das geradas pelo Metro 2033 maximizado)

A configuração 1) pareceu ser estável e consegui jogar por 20 minutos sem crashes. A configuração 2) causou crash em 5 minutos.

Realizei o teste do processador com o Intel Processor Diagnostic Tool e está tudo OK também.

É possível que não seja um problema de hardware, mas sim alguma incompatibilidade de drivers ou com esse jogo em particular? É fato que o Metro: Last Light não seja otimizado para usuários de AMD, mas sim Nvidia (desde que postei li vários relatos reclamando disso). Já estou há alguns dias tentando resolver esse problema e parece que cheguei a algumas configurações mais estáveis que as outras que pelo menos deixam o game jogável, então não parece ser um problema sério. O meu único receio é que os crashes tivessem algo a ver com um problema da máquina, mas parece que não é o caso.

Moderator

 • 

6.1K Mensagens

2 de julho de 2014 08:00

Rmiyazaki,

Uma possível causa para o problema, pode ser a fonte de alimentação não fornecer o total de energia necessário em alguma situação, e causar o problema com a placa de vídeo. Se o nível de processamento solicitado pelo Last Light seja muito superior, talvez a placa de vídeo solicite mais energia à fonte porém a mesma pode não suprir totalmente.

Se for este o caso, o upgrade de fonte de alimentação seria o ideal, mas é um pouco complicado lhe passar com certeza que esta seja a falha. No cenário ideal, teríamos de testar o equipamento com uma fonte mais potente.

Atualmente a fonte que vai no seu equipamento (460W), é a padrão em todos os desktops XPS e não dispomos de upgrade até o momento.

Moderator

 • 

6.1K Mensagens

2 de julho de 2014 13:00

Muito bom Rmiyazaki,

Fico feliz que conseguiu configurar de uma maneira que fique bom para você. Caso precise de algum auxílio, pode contar comigo :)

Nenhum evento encontrado!

Top