Iniciar uma nova conversa

Não Resolvido

Esta postagem tem mais de 5 anos

2960

21 de agosto de 2008 14:00

Aquecimento X desempenho de rede

Aqui na empresa temos uns 20 computadores Optiplex GX260 e 270 que já estão com 4 anos de vida e fora da garantia.
 
Com alguma frequencia a ventoinha de alguns destes computadores dispara, sinalizando aquecimento dentro da CPU. O engraçado é que neste momento TODA A REDE da empresa fica lenta, insuportavelmente lenta.
 
Eu não consegui ver nenhuma relação concreta entre super-aquecimento e desempenho de rede mas o fato , embora estranho, isto realmente acontece. Eu já iz uma limpeza na parte interna dos computadores para garantir que a poieira não interfica na refrigeração do equipamento,  mas nada funcionou.
 
Alguém tem o mesmo problema ou tem alguma idéia do que possa estar ocorrendo ?
 
 

2 Intern

 • 

799 Mensagens

22 de agosto de 2008 05:00

Em alguns modelos de optiplex, principalmente o famoso GX280, o fan aumenta a rotação conforme a necessidade, qto mais processamento mais rápido, ou qto mais coisa aberta mais rápido, agora relação entre aquecimento e velocidade de rede é nova para mim...já reparaste se o fan da máquina dispara qdo está com muita coisa aberta !?!?

5 Mensagens

25 de agosto de 2008 14:00

Eu não sei dizer se a ventoinha dispara por causa dos vários programas que estão abertos simultaneamente, mas certamente o computador tem a temperatura acima do normal, pois quando eu abro o case para ventilar melhor a ventoinha desacelera.
 
Na minha cabeça também não consigo encontrar nenhuma relação entre a aceleração da ventoinha , superaquecimento e o desemprenho da rede da empresa. mas acredite , isto realmente ocorre.
 
São 4 os computadores que tem este comportamento,  01 Gx280 e 03 Gx270.
 
 
Faria muito mais sentido acreditar que é algum processo Trojan que está disparando alguma coisa que além de utilizar muito processamento também intope a rede, mas os antivirus não acusam nada.
 

Douglas

21 Mensagens

1 de abril de 2010 13:00

Bah, essa é nova. E sinistra. Esse teu micro está possuído eu acho!!!! Brincadeira.

Seguinte:

 

Bem.

 

Sou Gerente de TI de uma empresa e temos 698 micros da Dell na nossa empresa. Cerca de 10% dessas máquinas apresentaram o mesmo problema que você relatou. Depois de muitas ligações, 7 reuniões com a Dell e pesquisas da Equipe de Suporte da nossa Empresa, descobrimos que o suporte que mantem o cooler fixo ao processador  cede com o tempo. Fazendo pressão sobre o processador conseguimos fazer a máquina ligar novamente, porém não podemos ligar o computador e ficar segurando o cooler.

Portanto fizemos uma adaptações que resolveram nossos problemas.

Tenho um documento que mostra como fazer essa adaptação. Se quiser posso te mandar por e-mail.

esmaelimmich@yahoo.com.br

Aguardo retorno.

21 Mensagens

1 de abril de 2010 13:00

Pessoal. Com relação aos Dell GX 280, fizemos mais uma adaptação. Seguinte: a medida que o tempo foi passando descobri que alguns computadores tiveram o mesmo sintoma (Fan Disparando até atingir sua rotação máxima) e mesmo usando a adptação com parafusos não resolveu. Através de medições com multímetro, entendi melhor como funciona o sistema de controle de temperatura desse modelo de computador. Portanto esse cooler (Ventilador + Dissipador) é composto de 4 fios. Fio Vermelho 5 volts, Fio Preto Neutro, Fio Branco Terra e Fio Azul 5 Volts adicionais. Quando a FAN está em baixa rotação um dispositivo corta a passagem de energia vinda do fio azul e repassa essa energia excedente para o fio Branco que envia a energia para o Terra. Quando o sensor de temperatura do processador detecta aquecimento ele vai liberando gradativamente energia extra pelo fio azul para a FAN fazendo com que ela gire mais rápido. Testamos durante 48 horas sem interrupções através de software de stress e benchmark o processador, fazendo com que ele aquecesse, porém a FAN girava cada vez mais rápido e processador praticamente não aquecia. Isso prova que o sensor de temperatura do processador deve ter sofrido algum impacto e está defeituoso. O Sensor perde o controle de temperatura e a FAN para a receber energia extra. Como o sensor é inacessível, fiz o seguinte: Fiz uma ponte elétrica entre o fio azul (5 volts adicionais) com o fio branco (terra), fazendo com que a energia excendente que faz a FAN girar mais rápido não chegue até a bobina que faz o motor da FAN girar. Sem essa energia a FAN não dispara. Vale lembrar que um processador superaquecido fica mais lento e pode desligar sem aviso ou até queimar, portanto aconselho antes de mais nada que me enviem um e-mail solicitando um texto explicativo de como fazer essa ponte e mais umas dicas. Aguardo.

Nenhum evento encontrado!

Top