Não Resolvido
1 Rookie
•
2 Mensagens
0
12
5 de maio de 2025 20:38
Dell G15 5530 limita uso com Linux e compromete vida útil do equipamento
Adquiri em agosto de 2023, um notebook Dell G15 5530, com processador Intel de 13ª geração e placa RTX 3050, esperando alto desempenho e longevidade. No entanto, ao instalar distribuições Linux — como Ubuntu, Pop!_OS e Fedora — enfrento travamentos, congelamentos e instabilidade severa, mesmo com versões modernas e populares.
O único sistema que funcionou de forma parcialmente estável foi o Ubuntu 22.04, kernel OEM específico (6.1.0-1013-oem), solução dada pelo suporte da Dell na Comunidade. Ou, somente após a instalação manual do kernel, um processo nada amigável para usuários comuns. Isso mostra que o suporte da Dell ao Linux é extremamente limitado, quase simbólico.
Como comparação, instalei o Ubuntu 24.04 LTS em um notebook Sony Vaio VPCSA35GB, adquirido de 2012, com apenas 6 GB de RAM e processador Intel® Core™ i5-2430M × 4, e o sistema está rodando de forma estável e adequada às limitações do hardware. Ou seja, um notebook de mais de 10 anos consegue aproveitar plenamente o Linux, enquanto o Dell G15 5530, muito mais recente e potente, falha gravemente.
Essa situação lembra o que acontece com alguns smartphones: o hardware ainda é capaz, mas o fabricante interrompe atualizações do Android, forçando a troca. No caso da Dell,<O moderador removeu uma informação privada e/ou sensível> onde o usuário é empurrado para usar apenas o Windows ou enfrentar instabilidade no sistema de sua preferência.
O Linux é um sistema livre, seguro e ideal para prolongar a vida útil dos equipamentos. Ao limitar sua compatibilidade, a Dell compromete o direito de escolha do consumidor e desrespeita quem busca sustentabilidade tecnológica.
Solicito posicionamento oficial e soluções claras da Dell para garantir compatibilidade completa com Linux neste modelo. A liberdade de escolha de sistema operacional deve ser respeitada.