Não Resolvido
1 Rookie
•
4 Mensagens
0
111
6 de março de 2025 15:59
Dell G15 5530 - Porta USB-C Tunderbolt acessando Placa Integrada de Vídeo em vez da Dedicada - Problema no notebook ou no modelo ?
Final de 2023 Adquiri um notebook Dell modelo G15 5530, na mesma oportunidade fiz a compra da tela Asus VG32VQ1B. Estava utilizando um Cabo HDMI 2.0 até então, ciente das limitações na transmissão até 144hz e sem HDR, até que comprei a umas duas semanas um cabo USB C - Display port 1.4 e desde então passei a ter baixas taxa de quadros em atividades em que se espera alto uso da placa de vídeo, a exemplo do Jogo Hunt Showdown indo de 90 FPS com os gráficos no médio e na resolução de 2k para 8 FPS na mesma configuração.
Atualizei todos os drives e o problema continuava, e ontem, ainda procurando respostas, fui observar o monitoramento pela Alienware Command Center e notei que na realidade a placa de vídeo dedicada mal estava em uso, tirei a contraprova então através do gerenciador de tarefas, na aba de desempenho, que apontava um uso em 100% da Placa de Vídeo Integrada. Detalhe, mesmo com a função Optimus desligada na BIOS.
Fuçando ainda mais as configurações pelas telas de Definições da NVIDIA, em que a placa dedicada não detecta o monitor quando conectado pela Tunderbolt, e Configurações Avançadas de Tela, vi que pelo cabo USB-C Display Port estava conectado a placa de vídeo integrada e não a dedicada.
A pergunta que fica é: Isso é um problema no meu notebook ou é uma característica do modelo ?
Caso seja a primeira opção entendo que se trate de um defeito oculto no produto, caso seja a segunda opção é uma frustração total! Como assim você oferecer ao mercado um notebook ATUAL e GAMER que não conecta Display Port com a placa de vídeo dedicada, sendo que essa é a ENTRADA PADRÃO para o funcionamento no desempenho que a maquina é capaz de executar ?
Tentei o contato com o suporte para tirar dúvidas mas sem sucesso, aguardo respostas.
pedrohenriquevm
6 Professor
•
1.5K Mensagens
0
6 de março de 2025 21:42
A porta USB-C é ligada diretamente à iGPU enquanto a porta HDMI é ligada diretamente a dGPU.
Desativar o Optimus via BIOS afeta apenas a tela interna do notebook.
Suas opções são:
- utilizar a porta USB-C forçando a utilização da dGPU durante o jogo via configurações do Windows ou Painel de Controle da Nvidia (com o gargalo da iGPU principalmente em games com alto FPS)
- usar a porta HDMI com a provável limitação da taxa de atualização do monitor
- usar um cabo HDMI 2.1 com conversor para DP 1.4.
Paulo Landi
1 Rookie
•
4 Mensagens
0
6 de março de 2025 22:26
@pedrohenriquevm acontece que nenhuma dessas possibilidades é realmente boa, já cogitei as três e vou dizer por que elas não solucionam a principio a minha questão:
1- Usar a porta USB-C forçando o uso da placa de vídeo dedicada não é possível, sequer nos painéis de controle da NVIDIA eu consigo enxergar o monitor quando conectado pela Tunderbolt.
2- Essa é a alternativa que tenho utilizado, mas estou deixando de usar recursos do meu monitor, que assim como QUALQUER outro monitor gamer utiliza como PADRÃO de funcionamento o Display Port.
3- Essa é uma questão que eu gostaria de uma informação concreta da própria Dell antes de simplesmente gastar dinheiro com um cabo inútil, como foi o caso na minha compra do Displayport USB C. Existe a possibilidade de simplesmente não funcionar ou de ter perdas de desempenho? Quero entender se é de fato uma solução ou uma gambiarra, pois caso seja não me atende.
De toda forma, ainda há um problema na informação da empresa ao alegar que a porta tunderbolt seria capaz de fazer conexão de funcionalidade displayport 1.4 em funcionamento regular, pois não é devido ao fato de estar conectada a placa de vídeo integrada e não na dedicada.
(Editado)
pedrohenriquevm
6 Professor
•
1.5K Mensagens
0
6 de março de 2025 22:42
@Paulo Landi existe ainda a 4a e a 5a possibilidades:
- trocar o monitor por um com entrada HDMI 2.1
- trocar o notebook
Não há mais nada que possa fazer.
(Editado)
pedrohenriquevm
6 Professor
•
1.5K Mensagens
0
7 de março de 2025 12:38
Pra você usar e jogar com o monitor conectado através da USB-C do notebook, deixe o Optimus habilitado no BIOS.
Depois vá em Configurações do Windows > Sistema > Tela > Elementos Gráficos.
Lá você seleciona o game/aplicativo que deseja que use a dGPU e seleciona o uso da dGPU para ele.
Isso vai impactar principalmente games e-sports com FPS alto pois apesar de usar a dGPU para o game o iGPU ainda será usado em conjunto para a tela.
Em games AAA o impacto pode ser mínimo ou mesmo nenhum.
1 Anexo
Captura de tela 2025-03-06 201433.jpg
Paulo Landi
1 Rookie
•
4 Mensagens
0
7 de março de 2025 23:58
@pedrohenriquevm também já tentei isso, não funciona.
Thunderbird 027
1 Rookie
•
1 Mensagem
0
21 de março de 2025 10:01
Bom dia. Tenho um problema semelhante, porém começou a ocorrer somente após alguma atualização da BIOS. Adquiri o notebook mesmo modelo em Nov23 e juntamente com o Monitor LG UG 144hz pois havia visto vídeos no YT sobre esse assunto. Durante alguns meses funcionou usar a placa dedicada via saída USB C e cabo DP, porém desabilitaram e pra piorar, os vídeos q tinha visto "ensinando" não encontro mais. Parece até teoria da conspiração. Comprei o note pro meu filho de 13 anos jogar e nos todo dias nos perguntamos se foi um pesadelo coletivo pois até as configurações de aparência da tela, fazíamos pelo app da NVIDIA e agora nem detecta mais, somente placa de vídeo integrada nessa saída thunderbolt. Chega ser frustrante, essa noite instalei Red Dead Redemption e o jogo travando pq a placa integrada não suporta o gráfico e as funções no BAIXO. Um dia espero que isso se resolva.